Sobre

O Laboratório de Neuroplasticidade (LANEP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi criado em 2015, dentro do Centro de Ciências Biológicas (CCB) no Departamento de Ciências Morfológicas e é coordenado pela Professora Doutora Patrícia de Souza Brocardo.

O foco de trabalho do laboratório é a pesquisa em neuroplasticidade da formação hipocampal no modelo animal de Doença de Huntington (DH), o camundongo YAC128 e em modelo de Transtorno do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF). Atualmente a equipe do LANEP conta com a participação de estudantes de doutorado, mestrado e de graduação de diversas área de formação incluindo biólogos, psicólogos, e mantem colaborações científicas  com diversas instituições nacionais e internacionais.

Além da linha de pesquisa principal, o laboratório desenvolve um trabalho de extensão visando divulgar para estudantes do ensino fundamental os efeitos do álcool no desenvolvimento humano.

Anualmente, o LANEP promove o Hippocampus Day, evento onde são apresentados e discutidos aspectos morfológicos e moleculares da formação hipocampal bem como o envolvimento desta estrutura em diferentes comportamentos e transtornos neuropsiquiatricos.